quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"Milhares de devotos se reúnem em torno da Igreja de Nossa Senhora para louvar o glorioso São Roque.
A festa, dedicada ao glorioso São Roque, cada ano parece que cresce ainda mais.Autoridades religiosas sob o comando do Padre Carlos Magno, da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, recebem todo mundo com muita alegria em nome da fé.

Dezenas de barracas são montadas à beira do cais para vender comidas, bebidas, lembranças etc. Tudo para atender a demanda do público. Além disso, o espaço conta também com palco que abriga atrações regionais.

Em 21 de julho de 1855 houve uma calamidade.A Bahia foi acometida pela epidemia do cólera, que apareceu nos arredores do Rio Vermelho e logo se deslocou para o Recôncavo, atingindo as cidades de Cachoeira, Santo Amaro, Itaparica, Valença e Nazareth.

O cólera morbo se espalhou pela cidade de forma avassaladora.Do rio jaguaripe, mãos piedosas trouxeram a imagem de São Roque para percorrer as ruas da cidade empesteada.

A imagem foi achada no dia 16 de agosto de 1810, por quatro pescadores de camarão, na rede pertencente ao Sr. Joaquim Torquato, e foi levada para o local denominado Milagre.

A chegada da imagem de São Roque promoveu um milagre. O cólera morbo foi extinto e daí por diante o povo vem mantendo a sua fé através de novenas, que são iniciadas a partir do dia 8 de agosto, atingindo o seu ponto alto no dia 16, quando a cidade recebe mais de 10.000 pessoas para procissão nas ruas da cidade.

É uma festa de grande poder religioso. Os nazarenos residentes em outros locais, ou mesmo devotos, vêm a Nazaré em louvor a este santo milagroso.

Este ano de 2008 o público participante passou de dez mil.
A procissão saiu às 15h e só recolheu as 21h. Em cada rua que passa as pessoas vão se revezando no andor. Enquanto muitos ficam em seus bairros, outros vão seguindo junto da Imagem com sua fé."

Nenhum comentário: