terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Agenda Cultural

Calendário de Festas Populares

Janeiro
PRESENTE DE OXUM
Acontece no 1º dia do ano, quando os filhos dos terreiros de Candomblé reverenciam Oxum, entregando-lhes presentes que são deixados ao mar.
Os pais de santo e seus filhos saem à meia-noite em barcos decorados, levando balaios com oferendas.

REISADO
Desfile de ternos de reis que eram organizados por Cecília Nery Garcia (Cila) há mais de 50 anos. Mesmo com sua ida para Salvador, a tradição não parou. Os ternos de reis saem dos bairros, com crianças em trajes alegres, levando arcos enfeitados com lanternas coloridas e flores, entoando músicas em louvor aos Santos Reis pelas ruas da cidade. O encontro dos ternos acontece na Igreja Matriz. Essa festa é realizada no dia 6 de janeiro pela paróquia e pela comunidade local.

LAVAGEM DA MATRIZ
Consta de cortejo com baianas enfeitadas conduzindo potes com água e flores, acompanhado pelo povo ao som de músicas carnavalescas, no último domingo de janeiro. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Departamento de Esportes.

Fevereiro
FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Evento religioso que acontece desde uma aparição ocorrida na margem esquerda do rio Jaguaripe, onde se desenvolveu o engenho de Antonio de Brito. Num dia 2 de fevereiro, quando uma graciosa cachopa se deslocou de sua casa e se dirigiu às margens do rio Jaguaripe para apanhar água, ocorreu-lhe ali, em grande esplendor, a aparição de Nossa Senhora da Purificação de Nazaré. Extenuada, a camponesa retornou ao povoado e contou ao povo o que viu. Os moradores se dirigiram ao local para ver o fenômeno. A fragrância de flores ainda era percebida no ar. Ajoelhada, a camponesa orou e pediu à santa que aparecesse. Seu pedido foi realizado como o mesmo esplendor. As romarias ao local se sucederam e o povo firmou o culto a Nossa Senhora de Nazaré. O local passou a chamar-se Nazaré. A população se reúne todos os anos de 24 de janeiro à 3 de fevereiro para participar de novenas e missas. O evento é realizado pela paróquia e comunidade local.

DIA DA FLOR
No dia 03 é realizada a Procissão da Flor.
O evento acontece desde 1937. Na época, a Filarmônica Erato Nazarena tocava em homenagem à padroeira da cidade de Nazaré, quando o palanque no qual se exibia desabou. Apesar da gravidade do acidente, nenhum dos músicos sofreu qualquer ferimento. Para agradecer a Nossa Senhora de Nazaré pela proteção, a diretoria da filarmônica, por iniciativa do escritor Alexandre Lopes Bittencourt, no mesmo dia, organizou uma procissão, com cada um dos músicos levando uma flor para a padroeira. O evento saiu de sua sede na Rua do Sapo e percorreu vários lugares do centro da cidade. Posteriormente, a sede foi mudada para o bairro do Camamu, e a procissão passou a percorrer as ruas: Conselheiro Saraiva, Praça José Bittencourt, Praça Artur Sampaio, Rua Fernão de Ataíde, Travessa da Conceição, Rua Rui Barbosa, Avenida D. Pedro II, rumo a Igreja Matriz. A população participa em grande número acompanhando a Filarmônica Erato Nazarena e levando flores para depositar aos pés de Nossa Senhora de Nazaré.

Março
CAVALGADA ECOLÓGICA RIO JAGUARIPE
Fundado em junho de 2000, o Grupo Cavalgada Rio Jaguaripe vem promovendo anualmente a Cavalgada Ecológica Rio Jaguaripe, evento que a cada ano vem se destacando como uma das manifestações de caráter educacional e esportista da maior importância no Vale do Jaguaripe. Tem por finalidade chamar a atenção da população local e do público em geral, para o mais grave problema do nosso tempo e do futuro – a conservação e o uso racional da água, como também, chamar a atenção para a atual situação em que se encontra o rio Jaguaripe. A cavalgada é realizada no mês de março, saindo de Nazaré, rumo à Muniz Ferreira.

Abril
FEIRA DE CAXIXIS
Conhecida em todo país, é uma das festividades características da cidade. Surgida há mais de dois séculos, realiza-se na Semana Santa. Inicia-se na quarta-feira, atingindo seu apogeu, seu ponto alto na Sexta-feira Santa e se prolonga por mais três dias. Era costume entre os senhores conceder folga aos escravos na Sexta-feira da Paixão. Eles aproveitavam a folga e fabricavam com os restos de barro dos serviços de cerâmicas, os caxixis (louça miúda), no distrito de Maragojipinho (Aratuípe) e os traziam para Nazaré, na oportunidade da grande feira da paixão e os vendiam às crianças, auferindo alguns tostões. É essa seguramente a origem da Feira de Caxixis. Esta feira originalmente comercializava apenas miniaturas de louças de barro. Hoje vende inúmeros produtos artesanais. Recebe artesãos e visitantes de inúmeras partes do país e do exterior e conta com muitas atrações da cultura popular.
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Nazaré.

FESTA DE SÃO JORGE
Festa realizada no dia 23 de abril nos terreiros de Candomblé do município, em louvor a Oxossi, sincretizado como São Jorge no culto afro-baiano. É oferecido um caruru aos presentes.

Maio
FESTA DO PRETO VELHO
Festa dedicada à libertação dos escravos. É realizada no dia 13 de maio, contando com danças e farta distribuição de alimentos da culinária afro-baiana.

Junho
FESTA DE SANTO ANTÔNIO
Consta de trezena com santos e orações em louvor ao santo português. Inicia-se no dia 1 de junho e se prolonga até o dia 13 em diversas residências locais. Após cada noite de trezena, são servidas iguarias da época, tais como: licores, pamonhas, amendoim, bolo de milho e de aipim. A festa é realizada pela comunidade.

FEIRA DA AMIZADE
Feira promovida pela Prefeitura Municipal de Nazaré, desde a década de oitenta, que busca auferir ganhos para entidades filantrópicas através da comercialização, em barracas, de comidas típicas e demais produtos afins à época junina. Acontece de 19 a 24 de junho no Centro Artesanal. Hoje, a festa leva o nome de Zizi Pinheiro, grande incentivadora para a realização desse evento. Uma forma de retribuir o seu lado solidário.

FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS
Evento contando com desfile e apresentação de quadrilhas juninas. Há distribuição de prêmios às quadrilhas mais destacadas. Acontece no dia 22 de junho, na área externa do Centro Artesanal. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Nazaré.

ALVORADA
Festa de pré-anuncio do São João. Acontece no dia 22 de junho a partir da meia noite. Há desfile pessoas fantasiadas geralmente de tabaréus ou com trajes exóticos. O desfile é acompanhado de carro de som, entoando músicas juninas e soltando rojões e muito arrasta-pé pelas principais ruas da cidade. No percurso, há distribuição de licores e comidas típicas aos foliões. Há também, distribuição de prêmios para o casal mais caracterizado. A festa só termina ao raiar do dia. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Nazaré.

SÃO JOÃO
A festa é realizada de 23 a 24 de junho pela comunidade e pela Prefeitura Municipal. Eles enfeitam casas e as ruas de bandeirolas para festejar a chegada do São João. Há distribuição de licores, pamonhas, canjicas, amendoim, milho, balas de jenipapo, etc. Os moradores fazem fogueiras, soltam rojões e dançam a noite toda. Grupos sertanejos são contratados pela Prefeitura para animar o São João. Apesar do passar dos anos, o povo nazareno ainda preserva a tradição de sair de casa em casa perguntando: São João passou por aqui? Se a resposta for positiva, o folião pede licença e entra para saborear as bebidas e comidas típicas do São João.

SÃO PEDRO
Santo protetor das viúvas. É comemorado no dia 29 de junho pelas viúvas que fazem fogueiras em suas portas e distribuem comidas típicas do São João. A festa é menos movimentada que o São João, mas acontece em grande estilo.

Agosto
FESTA DE NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS
Nossa Senhora Rainha dos Anjos é festejada no dia 02 de agosto com novenas, missas e procissão pelo bairro do Batatã e centro da cidade. O evento é promovido pela Paróquia e pela comunidade local.

LAVAGEM DA IGREJA DE SÃO ROQUE
Festa popular que acontece no segundo domingo de agosto, constando de cortejo saindo da Fonte da Conceição com baianas conduzindo potes de água e flores seguidas por afoxés e pelo povo, que se dirige à capela de Nossa Senhora de Nazaré e adjacências para a lavagem simbólica do local.
O evento é promovido pela Prefeitura.

FESTA DE SÃO ROQUE
Em 21 de julho de 1855 houve uma calamidade. A Bahia foi acometida pela epidemia do cholera morbus, que apareceu nos arredores do Rio Vermelho, e logo se deslocou para o Recôncavo, atingindo as cidades de Cachoeira, Santo Amaro, Itaparica, Valença e Nazareth. 13 de agosto de 1855. A cólera morbo se espalhou pela cidade de forma avassaladora. Do Paraguaçu, mãos piedosas trouxeram a imagem de São Roque para percorrer as ruas da cidade trouxeram a imagem de São Roque para percorrer as ruas da cidade empestada. A imagem foi achada numa coroa daquele povoado, no dia 16 de agosto de 1810 (ou, mais precisamente, de 1810 a 1820) por quatro pescadores de camarão, na rede pertencente ao sr. Joaquim Torquato e foi levada para o local denominado Milagre. A chegada da imagem de São Roque promoveu um milagre O cólera morbo foi extinto e daí por diante o povo vem mantendo a sua fé através de novenas que são iniciadas a partir do dia 8 de agosto atingindo o seu ponto alto no dia 16, quando a cidade recebe mais de 3.000 pessoas para sua procissão, pelas ruas da cidade. É uma festa de grande poder religioso, os nazarenos residentes em outros locais, ou mesmo devotos, vêm a Nazaré em louvor a este santo milagroso.

Setembro
DIA DA PÁTRIA
No dia 7 de setembro há desfile cívico com hasteamento da Bandeira e canto do Hino Nacional, com a participação do Tiro de Guerra 060 020. Os estabelecimentos das redes públicas e particulares participam, desfilando com acompanhamento de bandas. As fanfarras dão shows espetaculares na praça municipal.

FESTA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
Festa popular em louvor aos santos gêmeos, São Cosme e São Damião que acontece no dia 27 de setembro. As portas de muitas casas e terreiros de candomblé são abertas para a entrada dos visitantes que vão em busca do caruru saboroso ofertado aos santos.

Outubro
FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
É realizada no dia 12 de outubro, em louvor à padroeira do Brasil. Há missa e novenas na pequena igreja erguida em sua homenagem, localizada no bairro da Volta do Tanque.

Novembro
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE
Festa em homenagem à emancipação política de Nazaré, constando de desfile cívico com a participação de estabelecimentos de ensino e da comunidade. Ocorre, também, apresentação de bandas, fanfarras pelas principais ruas da cidade e concurso literário. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Câmara e Prefeitura Municipal de Nazaré, no período de 9 a 10 de Novembro.

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Acontece no dia 27 de novembro, com missa e procissão com a imagem da Santa, percorrendo as principais ruas do bairro da Muritiba.
O evento é realizado pela Paróquia e pela comunidade local.

Dezembro
FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Festa precedida por novena que se inicia em 30 de novembro e termina em 8 de dezembro, contando na data magna em louvor à Nossa Senhora da Conceição, com procissão pelas ruas adjacentes e missa solene. Paralelo ao evento religioso, há quermesse e apresentação de conjuntos musicais. A festa é realizada pela paróquia com a participação popular.

FESTA DE SANTA LUZIA
Santa Luzia é padroeira dos ferroviários. A crença aconteceu na época em que um ferroviário sofreu um acidente na visão e este fez uma promessa à Santa para recuperá-lo e foi atendido. Daí por diante, os colegas se uniram para organizar a festa em homenagem a Santa. Sua festa era uma das mais concorridas no município, quando do período áureo das linhas férreas do país. Hoje, a festa é menor, mas resiste devido à crença dos fiéis. Consta de tríduo e missa solene de 10 a 13 de dezembro na Antiga Estação Ferroviária Dr. Alexandre Bittencourt (Centro Artesanal).

NATAL NO MONUMENTO JESUS DE NAZARÉ
Inaugurado em 16 de junho de 2000, na gestão do então Prefeito Dr. Clóvis Figueiredo Souza, o Monumento Jesus de Nazaré, conquistou o coração dos nazarenos e é visitado por turistas de vários estados brasileiros e de diversos países. Fonte de grande religiosidade, é realizada aos pés do monumento, no dia 25 de dezembro, a apresentação de Corais entoando músicas natalinas. Na área onde se localiza o monumento é possível encontrar o restaurante Mirante do Cristo com um cardápio saboroso da época. O local é aprazível pela visão que se tem de toda a cidade devido a altura do morro da Mercantil, onde foi erguido o monumento. Em dia claro se avista Salvador e outras praias do nosso litoral. Ainda, instalado no monumento, tem o memorial Lamartine Augusto, onde podemos encontrar fotos antigas e atuais da cidade de Nazaré, como também um acervo literário com obras de autores nazarenos.

REVEILLON NO MONUMENTO JESUS DE NAZARÉ
Depois que foi edificado, o Monumento Jesus de Nazaré modificou a vida de moradores e visitantes, devido a sua vista maravilhosa. Diante desse encanto, no dia 31 de dezembro de 2001, grupos de famílias de diversos bairros tiveram a mesma idéia de passar a virada de ano aos pés do Jesus de Nazaré e lá formaram uma grande concentração. A iniciativa dessas famílias foi muito importante porque motivou outras pessoas. Ano após ano, o evento atrai mais adeptos. Há queima de fogos de artifício, estouro de champanhe e muita dança.

(Junho/2007 ) Por, Ana Soares

Nenhum comentário: