domingo, 7 de setembro de 2008

DA PONTA DA LÍNGUA À PONTA DO PÉ

Espetáculo reúne diversas linguagens artísticas para contar história da dança em dez cidades, entre interior e capital.

Arte e educação. Estes são os principais pilares do espetáculo "Da Ponta da Língua à Ponta do Pé", da Cia. Viladança, que faz duas apresentações no próximo dia 30, uma às 10h e outra às 15h, na cidade de Nazaré das Farinhas, sua terceira parada após o início da sua segunda turnê pelo interior do Estado, no último dia 03, em Lauro de Freitas.
Sob o patrocínio do projeto Oi Futuro através do FazCultura do Governo do Estado da Bahia, o espetáculo reúne, no mesmo palco, teatro, dança e canto para contar, de forma gratuita, a história da dança a alunos e professores das redes municipais de ensino de dez cidades, entre o interior e a capital.
Após Nazaré, o projeto passará ainda por Mutuípe (02.10), Salvador (07, 08 e 09.10), Feira de Santana (14.10), Pintadas (16.10), Ipiaú (21.10) e Gongogi (23.10) e Madre de Deus (27.10).
Os locais de apresentação em cada município serão definidos com o auxílio das respectivas secretarias de educação, parceiras do projeto na mobilização das crianças da rede municipal, e previamente avaliados pela produção do evento. Para isso, a equipe chega às cidades antes das apresentações.

"A idéia do projeto é essa integração com a comunidade. Por isso, eles mesmos indicam onde gostariam de assistir ao espetáculo. Nossa equipe, então, faz a avaliação técnica para a realização da montagem. Já nos apresentamos em clubes, praças e pátios. Mas em alguns locais, já chegamos até a construir estruturas inteiras para viabilizar a apresentação", conta Andréa Gama, diretora de produção do projeto.

Além de apresentar o espetáculo, o circuito pelo interior do Estado inclui a realização de oficinas de arte-educação dirigidas aos alunos e professores. "A idéia é mostrar de que forma eles podem aplicar na prática o conteúdo que verão no espetáculo", afirma Ricardo Fagundes, professor da oficina de teatro. As oficinas acontecem nos municípios de Nazaré, Feira de Santana, Mutuípe, Pintadas, Ipiaú e Gongogi, sempre no dia anterior ao espetáculo.
O Espetáculo
Da Ponta da Língua à Ponta do Pé é um musical que conta, através da dança, do canto e do teatro, a história de Zé, um adolescente que gosta de rap e anda de skate e que se apaixona pela bailarina Isadora. Ao descobrir que a menina é fã da célebre Isadora Duncan, ele resolve aprender mais sobre esse universo para impressioná-la. Com ajuda de uma professora, a personagem leva o espectador por uma viagem pela história da dança no Ocidente, desde a pré-história, passando pelos rituais religiosos da antiguidade e salões da nobreza européia, até chegar aos palcos contemporâneos.

Com toques de comédia romântica, a montagem abusa da linguagem coloquial e despojada para chegar com facilidade ao público jovem. Da Ponta da Língua à Ponta do Pé tem direção de Cristina Castro, criadora do texto, juntamente com João Sanches, a partir da pesquisa histórica de Lúcia Matos. O elenco é composto pelos bailarinos da Cia. Viladança: Leandro de Oliveira, Bárbara Barbará, Maitê Soares, Janahina Santos, Sergio Diaz, Jorge Oliveira, João Rafael Neto, Mariana Gottschalk e Ricardo Fagundes.
A trilha e as canções, assinadas por Jarbas Bittencourt, mapeiam ritmos da MPB ao rap, contribuindo fortemente para o ritmo ágil da encenação e valorizando as informações trazidas no texto. A peça conta, ainda, com figurino de Marcio Meirelles, cenário e adereços de Zuarte Júnior, Agamenon de Abreu, Luis Santana e Zoila Barata, além de iluminação de Fábio Espírito Santo.
Histórico
Da Ponta da Língua à Ponta do Pé foi criado em 2004, sendo o primeiro espetáculo da Cia. Viladança direcionado ao público infanto-juvenil. Desde sua estréia, a montagem já foi vista por mais de 50 mil espectadores, tendo sido apresentada em mais de 15 cidades do interior da Bahia dentro do projeto Viladança Rodando a Bahia e de outros estados do Brasil – DF, PE, AP, RR, durante o Palco Giratório - SESC, em 2006.
O espetáculo faz parte de um projeto de formação de platéia que oferece programação cultural gratuita a crianças e adolescentes da 5ª a 8ª série da rede pública de ensino. Aliando a oferta de oficinas à apresentação do musical, a iniciativa recebeu a chancela da UNESCO, através do selo IFPC-UNESCO, pelo reconhecimento do seu valor artístico e cultural.
A Companhia Viladança
Com dez anos de existência, a Cia. Viladança tem direção e coreografia de Cristina Castro e possui nove espetáculos em seu repertório, tendo circulado por diversos estados desde a sua primeira montagem, Sagração da Vida Toda (1988), que deu ao grupo o Prêmio Mambembe de Revelação Nacional, concedido pela Funarte. A companhia também já foi reconhecida pela UNESCO com o Prize for the Promotion of the Arts (2003) e pela Funarte/Petrobrás de Fomento à Dança (2005) por Aroeira (música inédita de Milton Nascimento).
Ficha técnica do espetáculo.
Direção geral: Cristina Castro
Texto: Cristina Castro com a colaboração de João Sanches, a partir de pesquisa histórica de Lúcia Matos.Coreografias: Cia. Viladança
Elenco: Bárbara Barbará, Janahiana Santos, João Rafael Neto, Jorge Oliveira, Leandro de Oliveira, Maitê Soares, Mariana Gottschalk, Ricardo Fagundes e Sérgio Diaz.Músicas: Jarbas Bittencourt
Iluminação: Fábio Espírito SantoFigurino: Marcio Meirelles e Luis SantanaAdereços: Zoila Barata
Direção de produção: Andréa GamaAssistente de produção: Luiz Antônio Jr.
Coordenador técnico: Ismael Marques
Serviço
O que: espetáculo Da Ponta da Língua à Ponta do Pé e oficinas de danças, teatro e música
Onde: Nazaré das Farinhas
Quando: 30.09, às 10h e às 15h
Censura: livre
Entrada: gratuita, destinada aos alunos das redes municipais de ensino.
Informações à imprensa:
Daniel Thomé
Assessoria de Comunicação Cia. Viladança
Projeto da Ponta da Língua à Ponta do Pé
71. 8179 8340

imprensaviladanca@gmail.com

Nenhum comentário: