quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Nazaré Bahia, Lançamento da Feira


NAZARÉ LANÇA OFICIALMENTE A FEIRA DE CAXIXIS 2008

Arte que vem do barro

Tradicional Feira dos Caxixis, em Nazaré das Farinhas, deve atrair cerca de cem mil visitantes em março

Cilene Brito

Abeleza e a riqueza cultural das cerâmicas de barro devem atrair cerca de cem mil pessoas à tradicional Feira dos Caxixis, no município de Nazaré das Farinhas, distante 58km de Salvador. O lançamento oficial da feira foi feito ontem à noite durante coquetel no Tropical Hotel da Bahia. Considerada a maior feira de artesanato do estado, o evento terá início na Quarta-feira Santa e se estende até o Domingo de Páscoa, entre os dias 19 e 23 de março.

Pessoas de todos os cantos vão ao local para conhecer de perto a diversidade dos caxixis, obras feitas pelos oleiros e os ceramistas, da Vila de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, situado a 10km de Nazaré. Além da exposição e comercialização de caxixis, os visitantes poderão assistir, de graça e ao ar livre, à encenação da Paixão de Cristo e a shows das bandas Negra Cor e dos cantores Gabriel o pensador e Jauperi, além de artistas locais.

Com o tema Nazaré: das Farinhas, dos caxixis e da Bahia, a feira deste ano tem como novidade a inauguração da via sacra, que foi construída com 14 estações que reproduzem a passagem bíblica da crucificação de Jesus Cristo. As estátuas foram produzidas em tamanho humano natural e foram dispostas em direção ao monumento Jesus de Nazaré.

Ampliação - Outra novidade deste ano é a participação de outros municípios do recôncavo que produzem artesanato em barro. “Queremos dar uma amplitude maior à feira deste ano”, salientou o prefeito de Nazaré das Farinhas, Clóvis Figueirêdo Souza.

Segundo ele, cerca de 200 oleiros devem participar da feira.
Ele salienta que o encontro é um grande gerador de emprego e renda na região e, principalmente, uma importante vitrine para os artistas. “Essa feira não significa apenas o espelho da venda e o lucro imediato, mas também o mostruário da cerâmica da região. Aqui, os oleiros têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho e vender suas peças posteriormente. Muitas cerâmicas são exportadas para todo Brasil e até para o mundo”, salienta.

A expectativa é que cerca de 20 mil peças sejam vendidas. O comércio deve movimentar, em média, e R$2 milhões, segundo o secretário de Cultura do município, Reinaldo Moraes. “No ano passado, tivemos recorde de vendas”, ressalta. O secretário destaca que, além de presenciar uma das mais importantes manifestações religiosas, culturais e artísticas da Bahia, a feira é uma ótima oportunidade para se conhecer a região.

Durante a feira, os visitantes podem apreciar a culinária local, que é conhecida por produzir a melhor farinha do estado. Segundo a história, a feira surgiu há quase 300 anos, quando um oleiro subiu o Rio Jaguaripe com uma canoa de objetos de barro. Com o objetivo de conseguir comercializar as peças, ele as expôs às margens do rio. As vendas superaram as expectativas e todos os anos, ele voltava à cidade trazendo cada vez mais oleiros. A peregrinação de artesãos fez surgir a Feira dos Caxixis.

Fonte: Correio de Bahia,Veja tambem fotos do evento por Roque Medeiros
http://picasaweb.google.com.br/fotosdenazare/FeiraDeCaxixisLancamento2008

Nenhum comentário: